quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Falsa atualização


Hoje por volta das 9:00 estava lendo um artigo na internet, mais precisamente no IDG NOW sobre uma nova ameaça que vem rondando os e-mails de diversos usuários.

Sabemos que varias notas da imprensa e canais especializados do setor vem informando os usuários todos os dias sobre estas pragas, mas mesmo assim infelizmente o número de pessoas afetadas vem aumentando cada dia mais.

Cada dia mais os crackers vêm aprimorando sua técnica de maneira que até o mais avançado usuário e pessoas do setor de segurança vem sendo vítima destes. Para se ter uma idéia, esta circulando por ai um Trojan em e-mail que contém até o CPF da vítima e diz se tratar de uma atualização do ITAÚ.

Por enquanto não há vacina em nenhum dos principais antivírus do mercado.

Provavelmente desenvolvido no Brasil, o malware, supostamente do banco, que chega a com o CPF é uma nova característica dos ataques de phishing* no país.
Em uma pesquisa no site Total Virus, esse malware é identificado por cinco antivírus como um Trojan Banker, código malicioso especializado em roubar dados bancários e abrir uma porta no micro para invasão remota.
Como a vacina costuma levar algumas horas (o tempo varia conforme a empresa), é preciso cuidado redobrado.
Para se proteger, as dicas são as mesmas: bancos jamais enviam aplicativos por e-mail; nunca abra anexos executáveis de e-mail sem ter absoluta certeza de sua procedência e sempre mantenha um antivírus atualizado no micro.
*Em computação, phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir fotos e músicas e outros dados pessoais, ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial. Isto ocorre de várias maneiras, principalmente por email, mensagem instantânea, SMS, dentre outros. http://pt.wikipedia.org/wiki/Phishing

Quanto vale o seu segredo? Não tem preço! Acesse: http://www.brc.com.br

Fonte: IDG Now
Texto: Renato Rodrigues
Adaptação: Paolo Andrea Bonazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião